quinta-feira, 18 de abril de 2013

Os três crivos...


Autor: Espírito: Irmão X
Médium: Francisco Cândido Xavier.
extraído do livro "Aulas da Vida"
Certa feita,
um homem esbaforido achegou-se a Sócrates e sussurrou-lhe aos ouvidos:
- Escuta, na condição de teu amigo,
tenho alguma coisa muito grave para dizer-te, em particular...
- Espera!... ajuntou o sábio prudente.
Já passaste o que me vais dizer pelos três crivos?
- Três crivos?!
– perguntou o visitante, espantado.
- Sim, meu caro amigo, três crivos. Observemos se tua confidência passou por eles.
O primeiro, é o crivo da verdade.
Guardas absoluta certeza, quanto àquilo que pretendes comunicar?
- Bem, ponderou o interlocutor, assegurar mesmo,
não posso... Mas ouvi dizer e... então...
- Exato. Decerto peneIras-te o assunto pelo segundo crivo,
o da bondade.
Ainda que não seja real o que julgas saber, será pelo menos bom o que me queres contar?
Hesitando, o homem replicou:
- Isso não!... Muito pelo contrário...
- Ah! – tornou o sábio –
então recorramos ao terceiro crivo: o da utilidade,
e notemos o proveito do que tanto te aflige.
- Útil?!... –
aduziu o visitante ainda agitado.
Útil não é...
- Bem – rematou o filósofo num sorriso,
- se o que tens a confiar não é verdadeiro, nem bom e nem útil, esqueçamos o problema
e não te preocupes com ele,
já que nada valem casos sem edificações para nós...
Reflexão:


Aí está, meu amigo, a lição de Sócrates, em questões de maledicência...


Paz e Luz!


Bira

Sem comentários:

Enviar um comentário